ARTESANATO
O artesanato de Sertãozinho recebe apoio da Prefeitura Municipal e incentivo através da Superintendência do Trabalho Artesanal – SUTACO, que tem como objetivo avaliar, classificar e quantificar a produção de um artesão, além do cadastramento e emissão de carteira de identificação que o credencia como profissional do artesanato.
Através do Decreto Municipal nº 4.241/2003 foi instituída a Feira de Artes e Artesanato de Sertãozinho que é realizada conforme calendário estabelecido pela administração. Também é realizada a Semana de Artesanato de Sertãozinho, durante o mês de março para a comemoração do Dia do Artesão (19 de março) e reúne os artesãos, associações e convidados promovendo um evento de qualidade.
O município também possui a Associação Arte Ofício, que representa o artesanato, onde unem forças para participar de eventos, realizar feiras, participam de capacitações, entre outros.
São exemplos dos produtos: porta chaveiros, souvenir confeccionado em MDF, miniatura das moendas das usinas e das fábricas de Sertãozinho, souvenires de bagaço de cana.
No final de 2019 e começo de 2020, o artesanato entrou no Plano de Desenvolvimento Local – PDL do SEBRAE, onde tem realizado trabalhos e métodos para seu desenvolvimento e ampliação.
Em março de 2023, em comemoração ao Dia nacional do artesão, a Região Turística Raízes do Campo, iniciou a Feira Regional de Artesanato e Produtos Regionais itinerante, a primeira edição ocorreu no município de Sertãozinho, com a presença de 12 municípios e mais de 100 artesãos, a segunda, no município de Guariba, atraiu grande público com 12 municípios confirmados a terceira edição já agendada para acontecer em Ribeirão Preto, já conta com 15 municípios participantes e mais de 200 artesãos.




